Dores, Fitoterapia Chinesa, Medicina Natural

Dores lombares, Falta de energia

Por Ddo. Simão Oliveira

ist1_5675998-pain-in-the-backAs dores nas costas e na zona lombar são dos grandes problemas e queixas da população ocidental e podem por vezes, ser sintomas de problemas mais graves, Insónias, ciática, depressão, impotência.

Todas estas patologias podem estar ligadas ao problema das “normais” dores nas costas!

A Medicina Chinesa, a Acupunctura , são duas das melhores opções para o seu tratamento.

Do ponto de vista de Medicina Tradicional Chinesa( MTC) , as duas principais causas de dores lombares são o frio, uma “energia perversa externa” que ataca a  zona lombar e  que nós chamamos muitas vezes de “pontada”, ou uma fraqueza da energia do Rim, por vezes chamada de vazio de Rim.Esta fraqueza pode ser congénita, herdada dos pais ou adquirida antes do nascimento do feto; ou pode ser adquirida, por exemplo devido a um trauma ou cansaço ou esforço extremo, podendo ser temporária ( a pessoa esforçou-se demais com o exercício e o descanso permitirá a recuperação) ou crónica.

Importante referir que, de acordo com a MTC, é nos Rins que está alojada a energia original que a pessoa tem: os rins agem como uma espécie de “pilha” e, à medida que ficamos mais velhos, essa “pilha” esgota-se.

ist1_3899785-human-kidneysA energia do Rim é a mais vital, e o processo normal de envelhecimento não é mais do que o esgotar dessa energia. Por isso, tantos sintomas ligados à velhice estão também ligados aos Rins. Bons hábitos alimentares, o exercício correcto, uma boa gestão das nossa emoções e do stress podem ajudar e fazem com que “gastemos” essa energia de uma forma mais lenta , e assim promovemos mais a nossa longevidade.  Estes conceitos Taoistas de regulação da nossa vida, do nosso “Tao” (Caminho), para gastar menos energia do Rim , ou para saber como gasta-la, estão na base da MTC.

A falta de energia do Rim vai manifestar-se de muitas maneiras, mas as mais típicas são as dores e a sensação de frio na zona lombar, a falta de força nas pernas, o cansaço nas costas, etc…

A energia do Rim, também controla muitas outras funções importantes do corpo, nomeadamente os ossos e a função sexual e reprodutiva, particularmente no homem, por isso, fortalecer o Rim tem um grande impacto na força dos ossos, e a coluna está fortemente dependente dessa força.

A MTC, tem muitas soluções comprovadas por inúmeros testes científicos efectuados na China e  no Ocidente. Os tratamentos, que são individualizados e definidos caso a caso, incluem a Acupunctura, massagem, fitoterapia chinesa, moxibustão, Tui-Na.

A Organização Mundial de saúde  (OMS), definiu várias áreas da saúde em que recomenda a utilização da Acupunctura, e as patologias lombares, particularmente nos casos em que existe dor crónica , são das principais áreas de utilização.

Se sofre de alguns destes sintomas, saiba que eles podem ser erradicados com um conjunto de tratamentos integrados e holísticos, visando sempre a individualidade de cada paciente.

Discussão

Ainda sem comentários.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Siga no Twitter

  • Animo Tito!! Vais conseguir vencer mais esta batalha... 3 years ago


Arquivos

Categorias

Visitas

  • 5,487

Direitos Reservados

Creative Commons License
©2011

%d bloggers like this: