Modelação Corporal

Definição

O excesso ponderal é a acumulação excessiva de gordura no organismo, acima de quinze por cento do peso considerado óptimo – o que se observa através da comparação entre peso e altura.

Teoricamente, sempre que houver uma ingestão de calorias (através dos alimentos) maior do que o gasto energético, haverá acumulação de calorias na forma de gordura. O corpo humano armazena estas calorias extras nas células do panículo adiposo.

A conversão em gordura desse excedente verifica-se porque metabolicamente é o meio mais eficaz: a molécula de triacilglicerídeo (designação bioquímica das gorduras) contêm mais do dobro de calorias no mesmo peso do que nas formas de hidratos de carbono ou proteína.

 

Epidemiologia

A obesidade caracteriza-se também como um problema de natureza estética e psicológica, além de ser um grande risco para a saúde.

Segundo um estudo realizado pela OMS, cerca de 300 milhões de pessoas actualmente são obesas.

Nauru, uma ilha no Pacífico apresenta os maiores problemas de obesidade (80% de sua população sofre de obesidade).

O país onde há mais subnutrição é a Somália, onde 75,02% da população passa fome. Países como os EUA, Brasil também sofrem de sérios problemas com uma população acima do peso.

Efeitos na saúde

O excesso de gordura repercute-se de forma negativa em todos os sistemas do organismo.

A obesidade é uma causa determinante de doenças graves como a diabetes.

Também são frequentes os problemas respiratórios, devido à pressão que o acumular de gordura no abdómen exerce não só sobre a cavidade abdominal como sobre a caixa torácica, dificultando a respiração.

Os ossos e os músculos, principalmente os das costas, também são afectados pelo esforço adicional exigido para suportar o excesso de peso.

Além disso, a obesidade influi principalmente no funcionamento do sistema cardiovascular.

Elevados níveis de gordura no sangue depositam-se nas artérias, dificultando a irrigação sanguínea, e tornam os vasos rígidos, o que eleva a pressão arterial.

A obesidade também causa intenso desgaste do coração, que trabalha mais do que o normal para impulsionar o sangue através de vasos sanguíneos cada vez mais estreitos e rígidos.

Outra complicação são as infecções cutâneas produzidas pelo suor e o atrito das dobras da pele.

 

Medidas

O peso isolado não é um bom indicador de obesidade, já que isto vai depender também da sua relação com a altura do indivíduo examinado.

Método de avaliação Ohmniscan

Tecnologia de alta precisão que disponibiliza informação essencial vasta,  sobre o paciente, numa só medição:

A impedância do tecido corporal, o exacto metabolismo basal, a avaliação das necessidades energéticas diárias, a percentagem de massa gorda, de massa magra, de massa óssea, a água total do corpo, o peso ideal, índice de massa corporal etc.

As medições efectuadas são interpretadas pelo próprio aparelho que sugere possíveis desiquilíbrios e os seus impactos na saúde e qualidade de vida da pessoa.

Tratamento

Dependendo do nível do excesso ponderal o tratamento deve incluir uma combinação de:

  • Adequação alimentar ao grupo sanguíneo
  • Exercícios físicos
  • Mudança de comportamento

A acupunctura Tradicional e estética pode ser uma ajuda fundamental no emagrecimento, principalmente se a pessoa seguir um plano alimentar e fizer exercício.

É muito importante relembrar à pessoa os dois pilares principais para alcançar e manter o peso ideal:

  • Exercício Físico
  • Plano Alimentar

É muito importante fazer com que a pessoa adquira novos hábitos saudáveis enquanto faz a adequação alimentar, caso contrário, após o termo desta, ela irá voltar aos seus ritmos antigos e voltará a ganhar peso. Este é um ponto fundamental e é aqui que falham muitos métodos de emagrecimento.

Finalmente, é necessário explicar que perder peso não é o mais difícil, e que a maior parte das dietas consegue fazer isso. Primeiro, é necessário perder peso sem ansiedade e sem fazer com que o paciente se deprima e caia em depressão, o que não acontece com muitos métodos.

Prevenção

Para além de uma alimentação saudável e do exercício físico, torna-se necessário prestar atenção a alguns itens:

1. Regularizar a prisão de ventre

Enquanto não resolvermos este problema que afecta uma parte enorme dos obesos, não iremos ter sucesso no emagrecimento.  (Leia sobre a Hidroterapia do Cólon)

2. Beber muitos líquidos

A ingestão de líquidos (superior a 1,5 L/dia) torna-se muito importante.

3. Ajudar a programar o novo ritmo

Em vez de dizer por exemplo: “Faça exercício”, devemos analisar com a pessoa o seu ritmo diário e ver com ela a melhor altura para o fazer. Desta forma iremos ter mais sucesso pois o paciente sente-se apoiado.

4. O paciente não se deve pesar em casa

A perda de peso não deve ser uma obsessão, nem deve haver pressa. Por várias razões, deveremos aconselhar o paciente a pesar-se apenas no consultório.

5. Plano Alimentar

Adequação alimentar ao grupo sanguíneo.

Discussão

Ainda sem comentários.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Siga no Twitter

  • Animo Tito!! Vais conseguir vencer mais esta batalha... 3 years ago


Arquivos

Categorias

Visitas

  • 5,487

Direitos Reservados

Creative Commons License
©2011

%d bloggers like this: